Fotos: João Alves (PMSM)
Santa Maria deu início à abertura oficial da Semana da Pátria, na manhã desta segunda-feira (1º), em uma solenidade na Praça General Osório (Praça do Mallet). A cerimônia, marcada pela recepção do Fogo Simbólico da Pátria, teve seu rito adaptado em função da morte do escritor Luiz Fernando Verissimo, na madrugada do último sábado (30).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
As bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e de Santa Maria foram hasteadas a meio mastro e, em sinal de respeito, a banda da 3ª Divisão de Exército (DE) permaneceu em silêncio, sem a execução dos hinos. O evento contou com a presença de autoridades civis e militares, do Executivo e Legislativo, além de estudantes de escolas das redes municipal, estadual e particular.

A chama foi conduzida após a Corrida do Fogo Simbólico por estudantes de escolas municipais, estaduais e da rede particular, entre outros, e recebida pelas autoridades. Em seguida, foi distribuída simbolicamente aos distritos do município.
Reflexão e Cidadania

Em seu pronunciamento, o comandante da 3ª Divisão de Exército (DE), general Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, destacou a importância do momento para a reflexão sobre os valores nacionais.
– Essa semana que se abre é um momento de reflexão para todos nós. É hora que nós podemos retomar os nossos valores, verificar quais são as nossas referências enquanto brasileiros, verificar o nosso compromisso com a Pátria. A cidadania e o patriotismo andam de mãos dadas, um inspira e o outro, executa – afirmou o general.
A vice-prefeita de Santa Maria, Lúcia Madruga (Progressistas), também ressaltou o simbolismo do evento e convocou a comunidade a refletir sobre o sentimento de pertencimento.
– É importante essa simbologia do fogo que circula todo o nosso território, demonstrando a força e o amor do povo brasileiro pela sua Pátria. Que sejamos um pouco reflexivos nesse momento. É a terra que nos abrigou, que nos acolheu e onde nós nascemos – disse ela ao Diário.
Homenageados de 2025

Neste ano, a Semana da Pátria tem como tema nacional "Dom Pedro II – vida e obra" e, como tema estadual o centenário do "Grêmio Náutico União". Em Santa Maria, os homenageados in memoriam são Albino Pozzobon e Taltíbio de Mello Custódio, com destaque local para o jubileu do Diácono João Luiz Pozzobon e os 75 anos da Mãe Peregrina.
A programação
Solenidade Cívica na Câmara de Vereadores
- Quando: quarta-feira, 3 de setembro
- Horário: 8h30min
- Local: Plenário da Câmara Municipal de Vereadores
Desfile Cívico-Militar
- Quando: domingo, 7 de setembro
- Horário: 8h, hasteamento das bandeiras; 8h30min, início do desfile
- Local: Avenida Medianeira. Após o desfile ocorre a solenidade de encerramento da Semana da Pátria